segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Geleia de Maçã

Olá! Começa a semana antes do Natal. É uma semana atarefada, porque ainda há alguns preparativos para fazer, a ementa está quase definida, mas ainda faltam as entradas, há que fazer as bolachinhas para mais alguns cabazes de Natal! Enfim, é uma boa semana, cheia de coisas para fazer! 
Alguns dos mimos já foram entregues e deixa-me tão feliz ver que as pessoas gostaram!

Hoje deixo mais uma sugestão: uma geleia! É óptima e muito versátil! Pode ser usada para comer com torradas ou pão fresco, para dar brilho a tartes e bolos, para recheios de folhadas e para unir o crumble! Eu adoro geleias, mas de maçã foi a 1ª vez que fiz. Ficou com uma cor muito bonita e um óptimo sabor a maçã. 
E como é uma receita económica e que usa algo que muitas vezes se deita fora (as cascas e os caroços) vou aproveitar e participar no passatempo do blogue Clavel's Cook, da Maria João Clavel. É um passatempo que gira à volta do novo livro do Jamie Oliver, "Poupe com o Jamie". Neste livro o brilhante Jamie Oliver faz receitas económicas, utilizando aproveitamentos e sem desperdício. Eu dei uma vista de olhos, na livraria, mas não tenho, mas acho um livro interessante e gosto muito do Chef!


Ingredientes: 
Cascas e caroços de maçã
Açúcar
Água

Preparação: 
Descascar as maçãs e pêras (que se podem utilizar numa outra receita, eu usei neste crumble), depois de bem lavadas. Deitar as cascas e os caroços numa panela e tapar com água. Levar ao lume e deixar ferver durante cerca de 30/40min. 
Escorrer bem a água das cascas, passar por um coador e medir. 
Deitar de novo na panela e juntar o açúcar: por cada litro de água juntei 700gr de açúcar (sei que as receitas dizem por cada litro de água, 1 kg de açúcar, mas eu retiro um pouco de açúcar e fica óptimo na mesma). Mexer até o açúcar se dissolver e deixar ferver em lume brando cerca de 50min. Para ver se está com a consistência certa ponho um prato no frigorífico e deixo arrefecer. Retiro e deito uma colher de geleia. Se passar com a colher e abrir um risco está bom. 
Ferver os frascos, deixar secar, deitar a geleia quente, fechar e por virado ao contrário cerca de 30min.

Espero que gostem!

1 comentário:

  1. O livro é delicioso Ana, sem dúvida :) Vale a pena o € que gastamos nele!!!
    Bela ideia essa da geleia, deve ser bom!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita! Espero que volte!